CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS.

0 464 views

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS.

CONTRATANTE: (nome, qualificação e endereço)

IMOBILIÁRIA: (nome, endereço, número do CNPJ e do CRECI)

Por este instrumento particular de contrato de prestação de serviços, o contratante já qualificado contrata os serviços da imobiliária mencionada para administrar o imóvel de sua propriedade, situado na cidade de …….. na rua …………, mediante as cláusulas e condições a seguir delineadas:

DAS OBRIGAÇÕES DA IMOBILIÁRIA

Compete à imobiliária promover a locação do imóvel mencionado, agindo com zelo e diligência, com a finalidade de conseguir para o proprietário, um aluguel compatível com o mercado imobiliário da cidade, analisando-se, ainda, as condições do imóvel.

Compete à imobiliária, proceder a análise e ao cadastro de eventuais locatários e respectivos fiadores, agindo de acordo com os meios existentes a seu alcance, submetendo ao contratante o que tiver sido apurado, alertando–o, sendo o caso, de eventuais riscos com a contratação, de modo que o mesmo fique ciente das condições apuradas..

Compete à imobiliária, providenciar o competente e indispensável laudo de vistoria do imóvel, antes de sua entrega, comparando-o com o estado de conservação do mesmo, quando da devolução das chaves pelo locatário, finda a locação, dando ciência ao contratante a respeito de eventuais deteriorações decorrentes de uso normal do imóvel, que não ficam sujeitas a qualquer tipo de reparação ou indenização.

Compete à imobiliária, proceder a cobrança do locatário dos aluguéis e acessórios da locação, com poderes para lhe dar quitação, com liberalidade de não cobrar multa moratória em caso de atraso de até cinco (5) dias após o vencimento do aluguel.

Compete à imobiliária, creditar os aluguéis devidos ao contratante, mediante depósito na conta corrente n.º ….., agência ……. do Banco ….., em nome de ……, procedendo ao abatimento das taxas e despesas pactuadas no presente instrumento, no mínimo no 3.º (terceiro) dia útil bancário após o dia do recebimento.

Compete à imobiliária, assegurar que o locatário efetue o pagamento, a tempo e modo das obrigações incidentes sobre o imóvel objeto da locação. Com referência a eventuais despesas de obrigações do contratante a imobiliária procederá ao pagamento e descontará o valor do(s) aluguel(eis) posterior(es), com a devida comunicação ao cliente-contratante.

7) Compete à imobiliária, caso o imóvel objeto da locação venha a necessitar de reparos, pinturas, consertos ou reformas, proceder à busca de empresas ou profissionais para a realização, bem como à pesquisa de orçamentos, ficando, contudo, a escolha sempre a cargo do contratante, sem que essa tenha responsabilidade de verificar os serviços e responsabilizar-se pelos mesmos.

8) Compete à imobiliária, promover através de seu advogado, a respectiva ação de despejo por falta de pagamento, eventual infração legal ou contratual, ações de execução contra o locatário e seus fiadores e outras medidas que forem e se fizerem necessárias quanto ao imóvel locado, podendo, ainda, enviar notificações e outras medidas extrajudiciais.

DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE

9) Compete ao contratante, assumir a responsabilidade de efetuar ao pagamento das custas processuais, despesas judiciais e extra judiciais, que forem necessários ao ajuizamento de ações em sua defesa, pagamentos de perícias, envio de notificações, telegramas e outras necessárias na defesa de seus interesses, competindo à imobiliária informá-lo a respeito.

10) Compete ao contratante, pagar as despesas bancárias, imposto sobre movimentação financeira, e despesas extraordinárias de comunicação, tais como telefonemas, inclusive interurbanos, fax, sedex e outros meios, que se tornarem necessários para o andamento da locação, podendo tais valores serem descontados do aluguel e comunicados ao contratante.

11) Compete ao contratante, pagar as despesas decorrentes de manutenção do imóvel que forem de sua responsabilidade, bem como eventuais taxas condominiais tidas como extraordinárias nos termos do art. 22 da Lei 8.245/91, que trata da locação.

12) Compete ao contratante, não manter contato ou entendimento direto com o locatário ou fiadores, devendo contar sempre com a intermediação da imobiliária.

13) Compete ao contratante, proceder ao envio com antecedência para a imobiliária de documentos de cobrança de impostos ou outros encargos, intimações, citações ou notificações relativas ao imóvel e que por qualquer motivo chegue diretamente ao endereço do contratante.

14) Compete ao contratante, uma vez desocupado o imóvel, assumir o pagamento de todos impostos, despesas e condomínio sobre o imóvel até que esse venha a ser novamente alugado.

DA REMUNERAÇÃO

Em virtude dos serviços ora assumidos pela imobiliária, o contratante pagará para a mesma, o correspondente a 100% (cem por cento) do primeiro aluguel que for recebido, quantia essa destinada ao pagamento de despesas da imobiliária, com a intermediação, anúncio, elaboração de contrato e o correspondente a 10% (dez) por cento sobre o valor do aluguel e eventuais encargos, a título de administração, valor esse que será descontado mensalmente do aluguel a ser depositado para o contratante.

OUTRAS CONDIÇÕES

16) O contratante é proprietário do imóvel mencionado, estando no pleno uso e gozo do imóvel, podendo livremente dar o imóvel em locação, ficando esse obrigado a oferecer os documentos comprobatórios caso se tornem necessários.

17) Que o presente instrumento é firmado pelo mesmo prazo de vigência da locação contratada, sendo que o mesmo ficará automaticamente renovado, caso a locação venha a prosseguir por tempo indeterminado. O presente poderá ser rescindido pelas partes, com notificação prévia de no mínimo trinta (30) dias, devendo a comissão ser paga até o término do contrato, ainda que o proprietário-contratante passe a receber o aluguel diretamente do mesmo inquilino.

18) Que as partes elegem o foro da Comarca de ……….. para dirimir eventuais dúvidas do presente instrumento, com renúncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja, assinando o presente acompanhado de duas (2) testemunhas a tudo presente, em duas (2) vias de igual teor e forma.

(local e data)

(assinatura do representante da administradora)

(assinatura do proprietário do imóvel)

(assinatura de duas testemunhas, com indicação de nome,
endereço e número de documento)

SIMILAR ARTICLES

0 386 views

1 1.016 views

NO COMMENTS

Leave a Reply

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.