Início / Petições / Penal / Habeas corpus / HABEAS CORPUS FACE À NÃO REMESSA DOS AUTOS AO JUÍZO NO PRAZO

HABEAS CORPUS FACE À NÃO REMESSA DOS AUTOS AO JUÍZO NO PRAZO

HABEAS CORPUS FACE À NÃO REMESSA DOS AUTOS AO JUÍZO NO PRAZO
DO ART. 10 DO CPP
Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de………………………………………

(nome, qualificação, n.º de inscrição na OAB e endereço do escritório), vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com fundamento no artigo 647 do Código de Processo Penal e artigo 5.º, inciso LXVIII da Constituição Federal, impetrar como impetrado tem a presente ordem de HABEAS CORPUS em favor de (nome, qualificação, endereço), tendo-se em vista as seguintes razões de fato e de direito a seguir expostas a Vossa Excelência:

1. O paciente se encontra preso desde o último dia …. . em virtude de prisão flagrante efetuada contra sua pessoa, por acusação do crime de…… conforme se verifica pelo documento incluso (cópia do auto de prisão em flagrante ou nota de culpa).
2.De acordo com o disposto no artigo 10 do Código de Processo Penal, o inquérito policial deverá terminar dentro do prazo de 10 (dez) dias se o indiciado estiver preso em flagrante ou preventivamente.

3.Inobstante tal disposição legal, e consoante se verifica da certidão inclusa, os autos até a presente data não foram enviados a este Juízo, em absoluto constrangimento ilegal do paciente.

4.É jurisprudência uníssona de nossos Tribunais de que a não remessa do inquérito policial ao juízo criminal no prazo legal previsto no artigo 10 do Código de Processo Penal caracteriza constrangimento ilegal, sanável pela via do habeas corpus.
No entender de TALES CASTELO BRANCO, em sua consagrada obra “Da prisão em flagrante”, Ed. Saraiva, p. 133, in verbis: “Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, que deve ser efetivada, tolerantemente, no período máximo de 24 (vinte e quatro) horas, estando o indiciado preso, a autoridade policial tem o prazo peremptório e fatal de 10 (dez) dias para encerrar o inquérito policial”.

Nestes Termos, espera-se pela concessão do presente e expedição de alvará de soltura em favor do suplicante.

Pede deferimento.

(local e data)

(assinatura e n.º da OAB do advogado)

Além disso, verifique

PRESO SOB A ACUSAÇÃO DE FURTAR UM RÁDIO

Preso sob a acusação de furtar um rádio, foi agredido por policiais e recolhido à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *