Início / Petições / Trânsito / Modelos de recursos / PRIMEIRA LICENÇA DE VEÍCULO – DETRAN

PRIMEIRA LICENÇA DE VEÍCULO – DETRAN

Primeira Licença de Veículo

O que é?
Documentação
Caso específico
Procedimentos
Taxa de Serviço
Observações

O Que é?
É a emissão da primeira documentação e a inclusão do veículo zero quilômetro na Base de Dados do Estado do Rio de Janeiro e na Base de Dados Índice Nacional (BIN) do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Documentação

Pessoa física:

Original do documentação de identificação do proprietário;
Cópia do documento de identificação do proprietário;
Cópia do CPF do proprietário;
Cópia do comprovante de residência atual (com menos de seis meses);
Original do Documento Único do Detran de Arrecadação (Duda) pago.

Atenção: O CPF que deve ser digitado no Duda é o do titular. Ou seja: o CPF do proprietário do veículo, ou o do novo proprietário (no caso de o veículo estar sendo negociado), o do arrendatário ou ainda o do novo proprietário indicado na Comunicação de Venda.

Documentação específica:

No caso de veículo nacional adquirido de concessionária ou revendedora:

Cópia autenticada de qualquer via da nota fiscal do fabricante, onde deverá ser colada etiqueta adesiva com a reprodução do baixo-relevo da numeração do chassi;
Original da primeira via da nota fiscal da concessionária ou revendedora.

Nas situações abaixo, haverá necessidade de documentos adicionais.

Primeira licença com inclusão de gravame

No caso de o financiador ser pessoa jurídica, apresentar cópia autenticada do contrato comercial de alienação fiduciária, de reserva de domínio, arrendamento mercantil ou de quaisquer outros gravames.

OBS.: No caso de arrendamento mercantil, será necessário levar a cópia do CNPJ da financeira (arrendante), na validade. O veículo poderá ser emplacado no endereço do arrendatário desde que o banco faça uma autorização para que o veículo fique no outro endereço. É necessário ,ainda , que a autorização venha acompanhada da cópia autenticada do instrumento público de procuração, onde constará os nomes dos procuradores que assinaram a autorização.

No caso de o financiador ser pessoa física – independentemente de ter domicílio no Rio de Janeiro ou em outro Estado – basta apresentar declaração (ou contrato) firmada pelos contratantes, comprovando o financiamento, com firma reconhecida das assinaturas por autenticidade. Neste caso o gravame comercial será de reserva de domínio a pessoa física;

Além do contrato, o usuário terá que pagar mais um Duda, de inclusão de gravame, exceto se o gravame for arrendamento mercantil.

Procedimentos

Dono do veículo, cônjuge, companheira (o), ascendentes, descendentes ou representantes de órgãos públicos

– Veículos do Rio e Grande Rio:

1 – Pagar a taxa de serviço.

2 -Com os documentos exigidos, dirigir-se aos postos de serviço, sem necessidade de agendamento prévio.

OBS.:
– O atendimento para o serviço de Primeira Licença nos postos é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h15min às 16h30min, e aos sábados, das 8h às 11h30min.

– Os postos Machado de Assis e Haddock Lobo não realizam o serviço de Primeira Licença.

– Veículos de municípios do interior:

1 – Pagar a taxa de serviço.

2 – Procurar os postos de serviço, o Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT) ou a Ciretran do local, com os documentos exigidos, sem precisar de agendar o serviço.

Taxa de Serviço

Valor (Duda): R$ 67,87 + taxa bancária.

OBS.: Se o usuário pagar o Duda em dinheiro, o serviço poderá ser feito em 24 horas. Se for em cheque, somente seis dias depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.

Observações

As ações de inclusão e baixa de gravames em veículos no cadastro do Detran serão feitos exclusivamente por meio de uso do sistema eletrônico denominado "Sistema Nacional de Gravames – SNG" e será de inteira e exclusiva responsabilidade das instituições financeiras e demais empresas credoras, assim como da entidade gerenciadora dos dados técnicos informativos, a veracidade das informações de inclusão e liberação do gravame por meio eletrônico, inexistindo para o DETRAN-RJ qualquer obrigação relativa a tais ações de inserção e baixa de dados no sistema eletrônico.

Além disso, verifique

Recurso suspensão CNH

ILMO. SR. PRESIDENTE DA (J.A.R.I) JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÕES DO ESTADO DE SÃO ...

Um comentário

  1. stenio santos sthel

    Prezados Senhores, Na tentativa de encontrar o dispositivo legal sobre cobrança de DUDA para registro de gravame, deparei-me com este site onde fala respeito de DUDA n primeiro licenciamento, inclusive, sobre essa exigëncia, nao prevista no site do DETRAN,nos casos de primeiro licenciamento, contudo,devido no caso de alteraçao no banco de dados do DETRAN e que, nesse caso só atingindo já licenciado. Por outro lado, a julgar pela informaçao do valor do DUDA de 67,87 + taxa bancaria, hoje já no valor de R$ 101,00, ve-se que está bastante desatualizado, e assim, ao invés de prestar um serviço, presta um deserviço. att. stenio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.