Início / Artigos / Donadon se entrega após decretada sua prisão e terá cela individual

Donadon se entrega após decretada sua prisão e terá cela individual

donadon

Diante do clima de protestos que se espalha pelo Brasil, a prisão do deputado federal Natan Donadon (RO) se mostra como uma pequena vitória diante dos atos de improbidade que são vistos no país.

Após a condenação e o pedido de prisão decretado pelo STF, Donadon ameaçou fugir, sendo que seus correligionários anunciaram sua expulsão do partido e na manhã desta sexta-feira (28) finalmente ele se entregou.

Condenado a 13 anos pelo Supremo

O deputado Natan Donadon foi condenado no ano de 2010 pelo STF a cumprir 13 anos de prisão pelo crime contra a administração de peculato e pelo crime comum de formação de quadrilha, porém recorria em liberdade, porém esta quarta (26) o último recurso possível foi negado pelo STF que expediu o mandado de prisão.

A acusação pela qual foi condenado em outubro de 2010 de que Donadon lideraria uma quadrilha com o fim de desviar recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia, estado que representa. Os desvios julgados teriam ocorrido entre os anos de 1995 e 1998 e contabilizariam um total de R$ 8,4 milhões. O julgamento do STF contou com uma condenação de sete votos contra um a uma pena de 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime fechado além da multa respectiva, estabelecida pelo órgão colegiado.

Donadon terá cela individual

O horário de chegada de Natan Donadon ao complexo penitenciário, localizado a cerca de 20 km do centro de Brasilia, ocorreu por volta as 15:30 em um veículo da PF sem identificação. Primeiramente ele teria sido levado ao centro de triagem, antes de ser encaminhado para a cadeia PDF-1 onde ocupará uma cela individual que, segundo o TJ, lhe manterá separado dos demais presos enquanto tiver seu mandato como deputado federal, porém ele deverá cumprir a pena como os demais detentos, sem qualquer regalia, seguindo a rotina normal da prisão, com direito a banho de sol.

A decisão do STF é histórica, uma vez que Donadon é o primeiro parlamentar que, no exercício de seu cargo eletivo, teve a prisão decretada desde a vigência da CF/88. Sem partido, uma vez que foi expulso pelo diretório do PMDB em Rondônia esta quinta-feira (27), ele já responde ao processo de cassação do mandato. De acordo com as informações passadas pela assessoria da PF, Donadon se entregou à polícia na L2 Sul, uma avenida de Brasília, pois não desejava se ficar exposto ao constrangimento de aparecer diante de jornalistas na porta da Superintendência da PF. Este teria sido o motivo que lhe levou a se entregar no meio da rua.

 

Além disso, verifique

OAB Nacional lança aplicativo de Cadastro Nacional de Advogados para Android e IOS

    OAB Nacional lança aplicativo do Cadastro Nacional de Advogados Com a aprimoração dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *